7 boas práticas para conquistar a fidelização de pacientes

A fidelização de pacientes na odontologia é tão importante quanto em qualquer outro ramo. Isso porque se uma pessoa já fez tratamento com você e ficou satisfeita, as chances dela voltar a fazer um novo procedimento são bem maiores do que de uma pessoa que não conhece seus serviços.

Além disso, pacientes satisfeitos podem indicar seu trabalho para familiares e amigos, aumentando o fluxo de seu consultório com “zero de investimento”. Se você precisa fidelizar seus pacientes, mas não tem noção de por onde começar, preparamos este post para oferecer algumas dicas valiosas a respeito. Confira!

1. Melhore o atendimento ao paciente

A concorrência no setor odontológico é muito acirrada e isso não é novidade para ninguém. Os serviços oferecidos pelos profissionais são muito parecidos e, por isso, o atendimento se tornou um grande diferencial competitivo.

As pessoas hoje não exigem somente um serviço de qualidade, elas querem ser bem atendidas e até mesmo aceitam pagar mais caro por isso. Então, se você deseja trabalhar a fidelização de pacientes em seu consultório deve oferecer um atendimento impecável.

Nem pense em deixar o paciente esperando, pois além de deixá-lo irritado, essa postura pode custar seu bom nome na praça. Seja solícito, educado e procure explicar para o paciente o problema dele e a melhor solução para resolvê-lo.

2. Pense no ambiente para fidelização de pacientes

Pense que seu paciente vai à sua clínica e consultório várias vezes durante o tratamento e o primeiro contato com o local é a clínica de espera. Por isso, você deve pensar que aquele ambiente pode afetar muito a percepção que ele tem do seu negócio. Sendo assim, invista em um ambiente agradável e confortável.

Procure ir além de oferecer revistas ou um aparelho de televisão, pois isso já é muito comum nos consultórios. Claro que essas estratégias são válidas, mas ofereça algo a mais como um café, chá, suco ou água gelada. Alguns mimos como chocolate, balas e doces também contam pontos.

Além disso, instale cadeiras e poltronas confortáveis para que o paciente fique bem instalado enquanto aguarda atendimento. Caso você atenda crianças, organize o local de forma que transmita a elas que estão em um ambiente agradável e feito especialmente para elas. Isso traz um grande diferencial para seu consultório e ajuda na fidelização de pacientes.

3. Ofereça um serviço diferenciado

Oferecer serviços diferenciados também pode ajudar a fidelizar pacientes em seu consultório. Então, que tal montar um plano interno para seu público-alvo? Você pode montar um plano no qual seus pacientes paguem um valor mensal e tenham direito a alguns procedimentos, como limpeza, além de receberem valores diferenciados em alguns serviços.

Estude algo que seja interessante para seu público e que esteja dentro da realidade de seu negócio. Com o tempo, os resultados virão, com certeza!

4. Ofereça formas de pagamento diferenciadas

Uma forma de ajudar na fidelização de pacientes é oferecer meios de pagamentos diferenciados para aqueles que já são “de casa”. Geralmente, as clínicas trabalham com pagamento à vista, no cheque ou no cartão. Que tal ir além e oferecer a opção de boleto bancário para os pacientes mais antigos?

Além de novas opções de pagamento, possibilite melhores condições como parcelamento maior, no caso de tratamentos mais caros como implantes dentários ou facetas de porcelana.

Lembre-se que as pessoas procuram cada vez mais facilidade para pagamento só não caia no erro de usar isso como forma de atração em canais de comunicação pois isso infringe o Código de Ética Odontológica.

5. Mantenha contato com os pacientes

Não pense que você só deve se preocupar com seus pacientes na hora da consulta, nada disso! Para mantê-los fiéis é preciso ter contato com eles frequentemente, mesmo que não estejam em tratamento. Uma dica para se aproximar dos seus pacientes é enviar cartões em datas especiais, como aniversário, Natal e Páscoa.

Essa postura mantém você e seus pacientes em contato frequente e ajuda no processo de fidelização. Ligar para lembrar que está na hora de voltar ao consultório para fazer limpeza ou clareamento dentário, por exemplo, também é uma boa estratégia, pois nem sempre o paciente se lembra de ir ao dentista quando não estão com problemas mais urgentes.

6. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem se tornando uma ferramenta essencial no relacionamento do público com as empresas. E na odontologia não é diferente, afinal, as pessoas também buscam informações na internet sobre tratamentos dentarios. Sendo assim, o que acha de criar um blog e investir em conteúdo de qualidade para educar seus pacientes?

Você pode dar dicas sobre saúde bucal, falar sobre novos tratamentos, explicar sobre as especialidades odontológicas ou qualquer outro tipo de procedimento da área. Uma infinidade de temas podem ser explorados!

Além de ajudar na fidelização de pacientes, o marketing de conteúdo pode contribuir para a construção da sua autoridade no mercado em que atua.

7. Faça pesquisa de satisfação com seus pacientes

Pesquisa de satisfação também pode ajudar no processo de fidelização de pacientes, pois, por meio delas, você consegue identificar necessidades deles que ainda não são atendidas em seu consultório.

Quer um exemplo? Talvez haja uma grande demanda de pessoas interessadas em fazer procedimentos estéticos, como botox e preenchimento. Assim, você pode se capacitar para fazer esses tratamentos em seu consultório e atender melhor às necessidades de seu público-alvo. As pesquisas também ajudam a identificar quais estratégias estão dando certo e quais devem ser aprimoradas.

Vale ressaltar que o processo de fidelização de pacientes leva tempo e exige planejamento. Por isso, não espere que os resultados venham de um dia para o outro. Tenha paciência, foco e boas ideias, pois com o tempo você vai colher bons frutos e ter resultados satisfatórios.

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