Se você está insatisfeito com o número de agendamentos em seu consultório e pensando em como atrair pacientes e aumentar seus ganhos, saiba que há diversas formas de atingir este objetivo. Mesmo que o Conselho Federal de Odontologia (CFO), tenha regras rígidas em relação à divulgação do trabalho do cirurgião-dentista, ainda é possível criar estratégias simples, econômicas e criativas.

O que você precisa é ter iniciativa e um bom planejamento, que com o tempo, os resultados virão. Neste post, apresentamos algumas dicas para você adotar em seu consultório para atrair mais pacientes para seu negócio. Confira!

Conheça seu público-alvo

Pense um pouco e responda: como atrair pacientes para seu consultório se você não conhece seu público-alvo? Saber com quem você quer falar é o primeiro passo para o sucesso da divulgação do seu trabalho. Você precisa conhecer o público, saber de onde ele vem, sua idade, sua renda, profissão, núcleo familiar, entre outras informações que possam ser importantes à sua estratégia de negócio.

Para descobrir isto, você pode fazer uma pesquisa com seus pacientes habituais, pois assim você consegue identificar o perfil das pessoas que frequentam seu consultório. Conhecer o público é importante pois, além de divulgar nos canais de comunicação certos, você ainda consegue identificar quais são suas necessidades e anseios.

Invista em marketing digital

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% dos lares brasileiros estão conectados à internet. Isso significa que mais de 100 milhões de pessoas no país usam a rede, seja para trabalho ou entretenimento. E uma boa parte de seu público-alvo encontra-se entre esses números.

E para você chegar até essas pessoas, precisa investir em marketing digital. Comece com a criação de um site institucional para apresentar seu trabalho e mostrar a infraestrutura de seu consultório. Crie também um blog e divulgue conteúdo relevante para seu público.

Mas por quê oferecer conteúdo? Simples. É cada vez mais comum que as pessoas busquem informações na internet, inclusive sobre assuntos relacionados à saúde. Então, se você divulga constantemente assuntos sobre saúde bucal para seu público, eles vão acessar seu blog sempre em busca de novidades e com o tempo, virão a ser seus pacientes.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para se comunicar com seu público. Inclusive você pode utilizá-las para promover os assuntos postados no blog. A maior parte das pessoas têm perfil em, pelo menos, uma rede social e acessa diariamente.

Claro que você não precisa criar um perfil em todas as redes sociais, basta escolher as mais acessadas pelo seu público. O Facebook é, de longe, a rede mais acessada, por isso, ter presença nela é fundamental.

Contudo, não basta criar uma página ou perfil em uma rede social e achar que terá mais clientes da noite para o dia. Você precisa ter presença, interagir com seu público e oferecer um conteúdo realmente atraente.

Criar vídeos explicando sobre novidades na odontologia, sobre como os procedimentos são realizados no consultório ou até mesmo falando sobre saúde bucal, por exemplo, pode ser uma ideia realmente eficaz para atrair mais pessoas para sua página. Use a criatividade!

Ofereça um atendimento humanizado

O atendimento faz toda a diferença na hora de o paciente decidir se vai fazer o tratamento com você ou não. Por isso, atenda-o da forma mais humana possível, buscando entender seu problema e oferecendo as melhores alternativas para solucioná-lo. Diga a ele qual a melhor solução e explique, de forma clara, o porquê.

Lembre-se que pacientes satisfeitos podem indicar outras pessoas para você, aumentando o número atendimentos mensais. A diferença você vai sentir em seu bolso.

Procure se atualizar sempre

Não há como atrair mais pacientes para seu consultório se você não estuda e não se atualiza. A odontologia moderna oferece diversas opções de tratamentos que antes só podiam ser realizados por médicos. Entre eles, podemos citar o botox, preenchimento com ácido hialurônico, além das facetas dentais e técnicas como visagismo.

Além disso, há novas tecnologias disponíveis, como o gel, que remove cáries sem o uso de brocas e a anestesia computadorizada, que oferecem mais conforto ao paciente.

Ficar por dentro dessas novidades e se capacitar para oferecer sempre o que há de mais moderno e prático para os pacientes são uma excelente maneira de ficar sempre com a agenda cheia.

Invista no treinamento de sua equipe

Não basta que você seja um excelente profissional, você precisa ter uma equipe bem treinada para oferecer o melhor atendimento e serviços ao seu paciente. Então, envolva toda sua equipe, incluindo recepcionistas, auxiliares e protéticos para que todas participem de sua filosofia de trabalho.

Para que todos participem, crie campanhas de incentivo oferecendo prêmios ou remuneração extra, caso as metas do consultório sejam alcançadas ou a média de avaliação do consultório seja positiva.

Adote o marketing de relacionamento

O bom relacionamento com os clientes é peça chave para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, mantenha um banco de dados com todas as informações de seus pacientes e envie um cartão ou um e-mail marketing em datas especiais como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversário etc.

São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença, pois cria um relacionamento estreito com o paciente. Assim, ele se torna fiel a seu estabelecimento e ainda indica outras pessoas, como amigos e familiares.

Quando um paciente estiver sumido do consultório, envie um e-mail ou mensagem lembrando que ele deve marcar uma visita para conferir se está tudo certo com sua saúde bucal.

O WhatsApp é uma boa ferramenta para manter um relacionamento próximo com seus pacientes. Então, tenha um aplicativo do consultório e adicione os pacientes para manter um contato constante. Divulgue novos procedimentos, ofereça valores diferenciados para pacientes mais antigos e utilize-o também para marcar consultas.

Lembre-se que o mais importante não é saber como atrair pacientes, mas conseguir mantê-los, pois essa é a tarefa mais difícil.

Qual dessas estratégias você vem usando em seu consultório para atrair mais pacientes? Quais trouxeram melhores resultados? Deixe sua resposta nos comentários!

Oral Sin Franquias

Author Oral Sin Franquias

More posts by Oral Sin Franquias

Join the discussion One Comment

Deixe seu comentário