É normal que dentistas, principalmente em início de carreira, tenham dúvidas sobre o melhor modelo de negócio para seu consultório. Afinal, gerir um local desse estilo é como administrar todo e qualquer tipo de empresa, ou seja, dá muito trabalho!

Além disso, o dentista precisa ficar preocupado com o atendimento aos pacientes, cursos de especialização, compras de materiais, entre outras responsabilidades.

Nessas horas, vale pensar em escolher um negócio padronizado, pois ele oferece um modelo de gestão com sistemas e normas próprios. Isso pode facilitar muito sua vida como profissional, pois, ao ter um exemplo real a seguir, você saberá como administrar seu negócio de maneira mais eficiente.

No post de hoje, vamos falar sobre alguns modelos de negócio e os benefícios que uma boa escolha pode trazer para o seu consultório. Mas, primeiro, vamos entender melhor o que isso quer dizer.

Entenda o que é um modelo de negócio

O conceito da palavra “modelo” é definido como forma, molde ou algo que deve ser seguido. Sendo assim, podemos dizer que modelo de negócio envolve regras estabelecidas para moldar o funcionamento de uma empresa.

Nesse modelo são definidos os padrões de atendimento, preço de produtos, estratégias de marketing e várias outras questões referentes à configuração dos recursos do empreendimento.

Há quem pense que um modelo de negócio e de gestão são a mesma coisa, contudo, existem diferenças entre eles.

Para que você entenda melhor esses conceitos, vamos seguir com um exemplo simples. Uma franquia de alimentos é um negócio pronto no qual todas as unidades oferecem o mesmo produto. No entanto, elas podem ter modelos de gestão diferentes, dependendo do local onde estão inseridas e do número de funcionários.

Por exemplo: a forma de gerir uma empresa com 30 funcionários pede uma gestão diferente de uma de 15, mesmo que elas sejam do mesmo segmento.

Conheça alguns exemplos de modelos de negócio tradicionais

Para entendermos melhor o conceito de modelo de negócio, vamos falar sobre alguns padrões consolidados no mercado.

SAAS

O modelo Software as a Service (SAAS) é uma forma de disponibilizar softwares e soluções tecnológicas na nuvem. Isso significa que o sistema não é instalado no computador e pode ter versões gratuitas e pagas.

Assinatura

É um modelo de negócio que entrega ao consumidor um produto ou serviço por meio de um pagamento mensal. Entre esses produtos e serviços podemos citar a entrega de jornais e revistas, vinhos, chocolates finos etc. Há também serviços online de acesso a músicas e filmes, como a Netflix.

Franquia

São modelos de negócio prontos, os quais o empreendedor deve pagar uma quantia mensal e uma porcentagem de seus lucros para o detentor da marca usada. Assim, ele tem acesso aos produtos ou serviços e ainda dispõe do modelo de gestão da empresa matriz para administrar seu negócio da melhor forma.

E-commerce

Esse é um dos primeiros negócios da internet e trata-se de vendas online. Todos já conhecem esse conceito e, provavelmente, ele nem precisa de muitas explicações. Certamente você já se beneficiou desse serviço ao comprar materiais para seu consultório por meio da internet, certo?

Saiba como escolher o modelo de negócios ideal

Escolher um modelo de negócios ideal requer alguns cuidados, por isso, você deve analisar alguns itens para não errar em sua decisão. Veja o que levar em consideração:

Segmento de público

Para escolher o modelo de negócio ideal para você, é preciso conhecer o segmento de pacientes que você vai atender. Sendo assim, procure estudar se aquele modelo atende às necessidades de seu público de interesse.

Custos para aquisição

Qual será o custo para aquisição de modelo de negócio para sua empresa? Eles serão muito altos? Ponha na ponta do lápis todos os recursos financeiros necessários para a abertura e manutenção de seu negócio e estude a viabilidade de seu projeto.

Canais de distribuição

Pesquise também sobre os canais de distribuição de seu negócio, ou seja, por qual caminho seu serviço chegará ao conhecimento do seu público. Esse é um ponto que você deve decidir antes de escolher o modelo de negócio para investir.

Entenda as vantagens de escolher uma franquia como modelo de gestão e negócio

Como falamos no início do artigo, administrar um consultório requer muito tempo e dedicação. E você está no início de sua carreira, por isso, precisa buscar por qualificação e experiência para conseguir um bom número de pacientes. Então, que tal escolher um modelo de negócio pronto para seu consultório? Sim, estamos falando de uma franquia odontológica.

Claro que você já ouviu falar a respeito, afinal, franquias são opções seguras e costumam ter uma taxa de aceitação mais ampla. Além disso, uma boa franquia também traz outros benefícios. Conheça alguns deles adiante.

Acesso a um modelo de negócio testado e aprovado

As franquias são negócios que foram testados e aprovados. Se estão funcionando é porque deram certo! Com esse tipo de empreitada, você não tem o trabalho de criar um plano de negócios, pois já tem acesso a tudo isso no momento que resolve ser um franqueado.

A franqueadora se encarrega até mesmo de estudar sua região para saber se há viabilidade do negócio. Isso diminui drasticamente as chances do seu empreendimento não prosperar.

Experiência de mercado

A empresa matriz já possui muita experiência no ramo odontológico, e isso pode trazer um grande diferencial para sua carreira. Além disso, também possibilita um crescimento mais rápido do negócio.

Suporte ao franqueado

Esta é uma das maiores vantagens de uma franquia. Ao longo do contrato, o franqueado tem suporte em todas as questões da clínica, sejam elas financeiras ou administrativas. Se você não tem experiência, pode contar também com o auxílio dos consultores para montagem do espaço.

Além disso, há treinamentos constantes sobre normas de atendimento ao público. O franqueado ainda tem acesso a modelos de gestão financeira, de recursos, assessoria jurídica, acesso a fornecedores, entre outros diversos benefícios.

Apesar de todas essas vantagens, vale ressaltar que o sucesso do negócio não depende somente da marca franqueadora escolhida, mas, principalmente, do empenho do empreendedor.

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