Franquia odontológica pode ser uma boa alternativa?

Muitos empreendedores optam por este modelo de negócio, pois, muitas vezes, é mais prático aderir um negócio já formatado e validado que começar um empreendimento do zero.

Embora não atenda a todos os tipos de público, o franchising pode ser uma boa opção para dentistas, principalmente, que estão em inicio de carreira ou querem crescer / investir na odontologia de uma forma inovadora.

Uma franquia — ou franchising — consiste na licença para usar a marca e modelo de negócios da franqueadora para a venda de seus produtos ou serviços, mediante a assinatura de um contrato específico.

Se você pensa em se tornar um franqueado para dar um up em seu negócio, mas não sabe muito a respeito do assunto, continue a leitura que e entenda por que uma franquia odontológica pode ser uma boa alternativa para você.

Como funciona uma franquia odontológica

Uma franquia odontológica tem um modelo muito parecido com outros padrões de negócio do mesmo segmento. Ela funciona como uma rede de clínicas que já são reconhecidas no mercado, quando você decide se tornar um franqueado daquela marca, você passa a ter o direito de abrir ou usá-la em seu consultório já estabelecido.

Durante a vigência do contrato de franquia, você terá todo o apoio da franqueadora para gerir seu negócio. No entanto, seu consultório deve funcionar dentro dos padrões da marca escolhida, que estabelece regras desde de como o consultório deve ser equipado até a forma de atendimento e procedimentos oferecidos.

Em contrapartida, o franqueado precisa pagar uma taxa mensal à franqueadora, o que chamamos de royalties, que pode ser um valor fixo ou de acordo com o faturamento do franqueado.

Vantagens de uma franquia odontológica

Embora haja a obrigatoriedade da franquia se adequar ao modelo de trabalho da franqueadora, ter um empreendimento que segue esse tipo de linha tem muitos benefícios. A seguir, citaremos as principais vantagens de uma franquia na área de odontologia.

Acesso a uma marca consolidada no mercado

Se você é novo no mercado, vai precisar de um grande investimento em marketing para ser conhecido em sua região e, ainda assim, levará um tempo para conseguir se consolidar.

Ao abrir uma franquia você terá acesso a uma marca forte e já consolidada no mercado, transmitindo confiança para o seu público-alvo e fazendo diferença na hora de captar pacientes para o consultório. Dessa forma, seu retorno sobre investimento será bem mais rápido e sua lucratividade maior do que se você começar um negócio novo.

Segurança

As franquias são modelos de negócio testados e aprovados, por isso, são um investimento muito seguro, pois tratam-se de um estabelecimento já consolidado no mercado. A franqueadora já tem todo o conhecimento sobre o comércio e sobre os desafios de iniciar uma empresa.

Assim, ela só cederá sua marca se constatar que o negócio tem possibilidades de retorno na região que você atua. Então, os riscos de você perder seu investimento ou não conseguir pacientes o suficiente para manter seu consultório funcionando, são menores do que começando o negócio do zero.

Suporte ao franqueado

Uma das maiores vantagens de uma franquia é o suporte que ele oferece ao franqueado. Durante toda a vigência de contrato, ele recebe treinamentos constantes sobre como operar o negócio. Além disso, sua equipe também é treinada para oferecer o melhor atendimento ao paciente.

Há franquias que disponibilizam consultores de campo para visitarem os franqueados e identificarem dificuldades na gestão de seu negócio. Então, quando você tiver uma queda em seu faturamento e precisar de apoio para captar mais pacientes, poderá contar com a expertise da empresa para superar esses desafios.

Diminuição de custos com propaganda e marketing

Em uma rede de franquias odontológicas, os custos com propaganda e marketing são divididos entre todos os franqueados. Isso traz uma grande redução de custos com divulgação e ainda proporciona uma campanha muito mais eficiente.

Redução de custos

Com uma franquia odontológica é possível ter redução de custos na compra de equipamentos e de materiais de trabalho, pois é a franqueadora quem cuida das negociações. E, como a aquisição é feita em larga escala, os preços e condições de pagamento são bem melhores do que se o empreendedor for negociar por conta própria. Além disso, franqueados também podem contar com taxas menores em bancos e instituições financeiras.

Desvantagens de uma franquia

As vantagens de uma franquia são inúmeras, não dá para negar. Entretanto, há desvantagens neste modelo de negócio também. A principal delas seja, talvez, a falta de liberdade do franqueado, que precisa seguir à risca o modelo estabelecido pela franqueadora.

Não há espaço para ideias individuais e tudo é padronizado, inclusive os serviços oferecidos. Além disso, o franqueado não tem liberdade sequer para escolher o local da empresa, pois isso é função da franqueadora. Outro ponto é a inovação dos serviços, que são limitados, o que pode atrasar o crescimento do negócio.

Mas, mesmo assim, há vários empreendedores espalhados pelo Brasil que investiram na ideia e obtiveram resultados satisfatórios.

Entenda como se tornar um franqueado

Se você está em início de carreira, preocupado com seu futuro profissional e já considera abrir uma franquia odontológica, mas não sabe por onde começar, vamos ajudá-lo nesse processo. Veja como proceder para se tornar um franqueado.

1. Analise a franqueadora

Há diversas empresas franqueadoras no mercado e cabe a você analisar a que melhor atende suas necessidades. Procure conhecer a empresa escolhida de perto, se informando sobre possíveis problemas financeiros, credibilidade da marca junto ao público-alvo, suporte ao franqueado, entre outros pontos importantes.

2. Estude a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Este documento é fornecido pela franqueadora e deve ser entregue ao franqueado antes da assinatura do contrato. Nele, constam todas as informações da marca, tal como dados financeiros e jurídicos.

Falando em poucas palavras, este é o documento que estabelece as regras, por isso, você deve estudá-lo minuciosamente antes de selar o acordo com a fraqueadora. Se achar necessário, peça apoio jurídico para esclarecer eventuais dúvidas.

3. Procure conhecer unidades franqueadas

Para saber exatamente como é o relacionamento da franqueadora e seus franqueados, você deve fazer visitas a outras unidades. Procure saber como é o funcionamento das unidades franqueadas e converse com os donos dos estabelecimentos para saber a opinião deles sobre a empresa. Isso pode ajudar você a tomar uma decisão mais assertiva.

4. Informe-se todos os custos envolvidos e investimentos necessários

Quanto será necessário para montar toda a estrutura para que sua franquia comece a funcionar? Qual o capital de giro necessário? Quanto é a taxa de franquia? Você precisa analisar todas estas questões antes de fechar o contrato.

5. Faça um planejamento familiar e financeiro

Agora que você já sabe quanto será necessário para abrir uma franquia odontológica, você precisa fazer todo um planejamento financeiro. No início, você precisará cortar custos e economizar ao máximo para investir no crescimento do negócio.

Nessa hora, sua família deve estar envolvida, pois o negócio impactará na vida de todos em casa. Contar com a colaboração deles na hora de cortar os custos vai ajudar na saúde de seu negócio.

6. Tenha pensamento a longo prazo

Se você cogita a ideia de abrir uma franquia odontológica de sucesso, deve ter um pensamento e planejamento a longo prazo. Pense em como você enxerga seu negócio nos próximos 5, 10 ou 20 anos. Você acha que durante esse tempo, será um franqueado dessa marca? Acredita no trabalho dela?

Lembre-se que o relacionamento entre as partes é uma das peças-chave para um negócio duradouro e para que gere bons frutos.

Você tem interesse em abrir uma franquia odontológica? A ORAL SIN Implantes é uma das maiores redes franqueadoras do país. Entre em contato conosco e saiba como se tornar um franqueado!

Oral Sin Franquias

Author Oral Sin Franquias

More posts by Oral Sin Franquias

Join the discussion One Comment

Deixe seu comentário