Com o alto nível de exigência do mercado atual, muitos profissionais têm buscado alternativas para diferenciar o seu negócio e adquirir vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. A excelência técnica não basta, é preciso investir em gestão e muitos odontologistas têm buscado oportunidade através de especialistas para atrair mais pacientes e garantir a sustentabilidade do seu empreendimento.

Diante das dificuldades com questões como tributação, planejamento estratégico e gestão financeira, contar com uma ajuda externa pode ser uma alternativa interessante para assegurar um bom desempenho nesse ramo.

Para saber como é feita essa contratação, quais as vantagens e desvantagens e se realmente vale a pena contar com essa opção para o seu consultório, continue a leitura!

Qual é a importância da gestão em um consultório?

Na faculdade de odontologia aprende-se as mais diversas técnicas para cuidar da saúde bucal — dos procedimentos mais simples até as cirurgias mais complexas. E, logo após a formatura, grande parte dos profissionais buscam abrir o seu próprio consultório, mas é aí que começam desafios que muitos não esperavam.

O erro que muitos odontologistas cometem é o de não enxergar o seu consultório como uma empresa, focando essencialmente nos atendimentos e deixando de lado aspectos gerenciais, o que pode ser a combinação certeira para o fracasso.

É por esse motivo que muitas pessoas não encontram sucesso trabalhando por conta própria, por desconhecerem ou ignorarem a importância da gestão na sustentabilidade de um consultório odontológico.

Fazer um bom planejamento estratégico, estabelecer e acompanhar metas de desempenho, realizar fluxo de caixa e estar em dia com impostos e outras obrigações legais não só é importante como essencial para manutenção do seu negócio.

Dessa forma, o dentista que trabalha em seu próprio espaço deve ser, além de um profissional da saúde, um empreendedor, que tem uma visão sistêmica do seu empreendimento e estabelece objetivos claros de crescimento.

É então nessa dificuldade que atua uma consultoria administrativa, que utiliza de conhecimentos elevados dos aspectos gerenciais e avalia o seu consultório e o mercado em que ele está inserido, garantido o encontro de soluções e metas estratégicas para alcançar e manter o seu sucesso.

Como uma consultoria administrativa pode ajudar na gestão do consultório?

Seja o seu consultório novo ou com alguns anos de existência, cuidar da gestão de um negócio pode ser um grande desafio. Além das preocupações com as consultas e um bom atendimento aos pacientes, é preciso lidar com uma infinidade de outros elementos que tomam tempo e podem tirar o foco da qualidade do serviço prestado.

As obrigações são muitas; compra e manutenção de equipamentos, reposição de estoque de produtos usados nos procedimentos, treinamento e supervisão dos funcionários da recepção, gerenciamento dos gastos, planejamento de ações para atrair e fidelizar pacientes diversas outras.

Com tanta coisa é normal se sentir sobrecarregado, e é nesse ponto que a consultoria administrativa atua como uma ótima solução estratégia. Além de fornecer um know-how sobre o funcionamento das principais ferramentas necessárias para uma boa gestão do seu negócio, ela oferece um olhar mais técnico sobre a situação do empreendimento, avaliando o seu desempenho e ajudando a propor medidas para resolver problemas com foco em crescimento.

Dessa forma, essa opção promete não só aliviar a pressão de ter que estudar sobre aspectos técnicos como gestão financeira, fluxo de caixa, planejamento estratégico, plano de marketing e outros artifícios,mas também para garantir a confiança de que se está no rumo certo.

Vale mesmo a pena contratar uma consultoria?

Os benefícios são muitos, mas é preciso ter cautela antes de contratar uma consultoria administrativa, além do ser investimento financeiro, ela requer um alto comprometimento para que seu valor seja realmente percebido dentro do consultório.

Você abrirá as portas do seu consultório para uma pessoa de fora, que terá acesso a todas as suas informações, desde os pontos positivos até aqueles que ainda precisam ser melhorados.

Por isso, é importante ter a confiança de que se está optando por uma consultoria confiável, que não só auxiliará na gestão do seu negócio, mas que também garantirá resultados que justifiquem esse investimento. Tudo isso com a confidencialidade necessária e uma comunicação honesta e aberta com o odontologista, que o permita participar ativamente das decisões.

Como funciona a consultoria dentro de uma franquia?

Uma opção bastante vantajosa e confiável para quem busca uma maneira um negócio de odontologia com sucesso é optar pela participação de uma franquia. Trata-se de um modelo de negócios já estruturado e que já foi testado, o que reduz os riscos desse tipo de investimento. Além de contar com o conhecimento e experiência da franqueadora, ela oferece a consultoria administrativa como uma parte integrada da filiação.

Assim, além de poder oferecer um serviço de qualidade e lucrativo em seu consultório, como o de implantes dentários, por exemplo, você contará com o auxílio direto de uma empresa que é especializada no ramo odontológico.

Diferentemente de uma consultoria genérica, ela conhece com profundidade quais os problemas e oportunidades desse mercado, qual a melhor forma de ser bem sucedido nessa área, mesmo em tempos de crise e mais importante ainda, ela tem dados que ajudam a tomar as decisões baseadas nos históricos da própria rede.

Assim, uma das maiores vantagens de uma franquia odontológica é o suporte ao franqueado, que passa a contar com treinamentos específicos de como gerir o seu negócio, como melhorar o atendimento aos pacientes e aumentar sua satisfação com o serviço prestado.

A participação em uma franquia pode gerar uma redução de custos que torna essa opção ainda mais vantajosa. Desde os treinamentos oferecidos ao odontologista e sua equipe, o tempo economizado aprendendo técnicas de gestão e, até mesmo, na negociação ou na compra de equipamentos, a franqueadora oferece uma série de benefícios que podem ajudar a diminuir a conta no fim do mês.

Com o pagamento de uma taxa mensal à responsável pela franquia, que pode ser fixa ou de acordo com os lucros do consultório, dependendo da empresa escolhida, você tem acesso a esse modelo de negócios consolidado, a força que aquela marca já possui no mercado e ainda passa a contar com o auxílio na gestão do seu empreendimento.

Se você quer saber mais como a participação de uma franquia pode ajudar a alavancar o seu consultório e ainda fornecer de forma integrada uma consultoria administrativa, entre em contato conosco!