Embora muitas pessoas tenham como objetivo ter a própria empresa, poucas conseguem superar as dificuldades de montar e executar um modelo de negócios eficiente. Isso acontece porque, por si só, o capital inicial não é o suficiente para atingir o sucesso.

Esse tal modelo de negócios é um tipo de fórmula para transformar a gestão e o produto em lucro e prosperidade para a empresa. Ele depende da determinação do diferencial da companhia, seu público-alvo, procedimentos realizados, de onde vêm as parcerias, quais os preços e recursos, além dos canais de distribuição, marketing e relacionamento.

Você deve ter percebido que são muitos itens a serem estabelecidos e há muito trabalho a fazer. Então, por que não diminuir os encargos e comprar uma franquia? Afinal, esses são negócios que já deram certo em algum lugar e, agora, abrem uma oportunidade para aqueles que querem obter resultados com o mesmo produto e um plano equivalente.

Vamos mostrar o quanto você pode economizar em dinheiro, tempo e preocupações. Descubra 6 vantagens que você pode ter ao adquirir uma franquia e investir em um modelo de negócios já consolidado.

1. Invista no melhor custo-benefício

A relação entre o custo e o benefício deve ser levada em consideração em qualquer tipo de investimento. Para abrir um novo empreendimento, deve-se pensar nos prós e nos contras, calcular os riscos e as vantagens.

As franquias oferecem um produto e uma marca que já são conhecidos e testados pelo consumidor. Além de um público definido, o modelo é entendido como seguro. O franqueador oferece suporte, conhecimento, marketing e apoio, o que diminui o risco e traz mais chances de sucesso.

No segmento das franquias existe uma taxa mensal, na qual são inclusos alguns custos, por exemplo, os de propaganda. O preço de compra de equipamentos e produtos também é mais baixo, já que eles são adquiridos por meio de uma central de distribuição e logística própria.

2. Deixe a marca se vender

Como o modelo de negócio foi testado anteriormente em outros lugares, a marca do seu produto é consolidada e já existe um grupo-alvo formado, os serviços e mercadorias vendem muito bem, graças à confiança na marca que foi construída de antemão.

Da mesma maneira que o público, os bancos também depositam mais confiança nas franquias e pode ser mais fácil conseguir empréstimos, financiamentos e maiores prazos de pagamento em relação à abertura de uma empresa nova. O fato de ser uma marca conhecida pode facilitar muito a sua vida e encurtar o prazo de retorno do seu investimento.

3. Aproveite o modelo já estruturado

O franqueado — aquele que adquire uma franquia — recebe diversos documentos com estratégias de marketing e estrutura da empresa. Isso significa que, além do investimento menor, não é necessário planejar tantas coisas como para abrir uma companhia do zero. Bastará adequar o estabelecimento para o formato exigido e adquirir os materiais e suprimentos.

Entre as informações recebidas estão os possíveis fatores de impacto da franquia. Dessa maneira, você já é avisado com que aspectos deve tomar cuidado, correndo menos riscos do que ao colocar em prática um projeto ousado e nunca feito antes.

4. Tenha um marketing inovador garantido

O marketing é outro aspecto com o qual a preocupação será menor. Ele é compartilhado com todas as franquias e, por isso, representa menores gastos e esforços na divulgação da marca.

Ao contrário do trabalho publicitário de um novo empresário que tende a crescer vagarosamente, a franquia pode aproveitar a marca e a publicidade séria e bem elaborada que vêm da central. Inclusive, a inovação constante das apresentações é de responsabilidade do franqueador, portanto, você não precisa se preocupar com a sua propaganda.

A variabilidade e inovação de equipamentos ou as atualizações nos processos de prestação de serviço não precisam estar na sua lista de encargos. A busca por equipamentos e suprimentos inovadores, os testes e mapeamentos de processos são trabalhos da marca. Assim, a franquia recebe os resultados dos processos que deram certo, as melhores opções em equipamentos e o modelo de serviço estruturado de forma rentável, elaborado com suas respectivas publicidades.

Vale ressaltar que todos os custos referentes ao marketing e criação são divididos entre todos os franqueados. Além disso, não é necessário pagar isso à parte — a equipe de pesquisa e desenvolvimento está inclusa na taxa mensal cobrada.

5. Conte com assistência

Além de todos os pontos já citados, o franqueado recebe assistência em qualquer momento, a fim de que as franquias sejam mantidas com um bom plano de trabalho e que a marca não seja depreciada.

Tendo em vista que todo novo negócio apresenta desafios e obstáculos a serem vencidos, o suporte fornecido pela central ajuda a superar a difícil fase inicial da empresa e deve ser um dos maiores motivos para investir em uma franquia.

Esse tema também é de interesse para a franqueadora, já que depende de uma boa gestão do seu nome pelos seus franqueados para que possa continuar a sua expansão no mercado comercial. O primeiro pode até mesmo fornecer indicações de melhores localizações e outras dicas específicas para garantia do sucesso da franquia.

6. Receba treinamento

Outro assunto importante é a formação e o treinamento de seus funcionários, que devem ser seguidos à risca. Os cursos de capacitação do pessoal servem para garantir uma reprodutibilidade nos serviços e resultados finais de todas as franquias — com um padrão de qualidade que seja o próximo possível do que a matriz oferece.

Com a finalidade de assegurar o crescimento e expansão da marca, o franqueador precisa investir em treinamento para melhorar as vendas, o desenvolvimento e o relacionamento com o público. Para tanto, objetivando melhorar o trabalho feito dentro das franquias, além da capacitação dos funcionários, são feitas visitas periódicas.

Nessas inspeções, são analisados o desempenho do pessoal e o respeito aos procedimentos padrão, assim como também é feita a avaliação da marca. Os pontos a serem melhorados são apresentados para o responsável da franquia que deverá fazer as modificações necessárias.

Conseguiu perceber a diferença entre abrir uma empresa nova ou ser um franqueado? O sistema de franchising já tem o modelo de negócios todo pronto e em funcionamento, ou seja, você não precisa se preocupar com quase nada. Por outro lado, precisa adequar o seu trabalho ao método proposto pela marca, que vai lhe ajudar a ser bem-sucedido nesse processo.

O modelo de negócios pode tomar muito tempo de planejamento, o investimento provavelmente será maior e suas preocupações também. Se você se interessou por esse assunto e quer mais informações, entre em contato com a Oral Sin. Ficaremos honrados em lhe atender!