Carreira de dentista: 7 tendências para se atualizar ao mercado

Investir na carreira de dentista vai muito além de se formar na faculdade, fazer uma especialização e abrir um consultório. Hoje em dia, os profissionais precisam se atualizar constantemente, pois sempre aparecem novas tendências no mercado e quem não as acompanha, perde espaço para os colegas de profissão.

E, cá entre nós, a concorrência está acirrada: são milhares de profissionais se formando todos os anos. Se você tem dúvidas, observe a quantidade de consultórios e clínicas perto da localidade em que você atende.

Além disso, o dentista que sempre busca oferecer as melhores soluções para seus pacientes se destaca dos demais. Assim, conseguem manter sua agenda cheia, seus pacientes satisfeitos e o financeiro do consultório saudável.

Se você está sempre em busca de novidades para oferecer o melhor para seus pacientes, acompanhe este post: vamos falar sobre tendências que valem a pena o investimento, bem como sobre a importância de se manter atualizado. Acompanhe!

Importância da atualização constante na carreira de dentista

Vivemos na era da tecnologia e tudo muda constantemente. Na área odontológica não é diferente: sempre há novidades, tanto em equipamentos quanto em tratamentos.

Por isso, é preciso ficar atento às novidades técnicas. Afinal, é fundamental se aperfeiçoar constantemente: mesmo quem é especialista em determinada área pode conhecer novas formas de fazer os tratamentos. Além disso, profissionais atualizados oferecem um serviço melhor para os pacientes.

Veja, a seguir, algumas formas de manter-se atualizado!

1. Prontuário digital

Embora o prontuário de papel tenha sua utilidade, o mundo em que vivemos é virtual e, por isso, vale a pena adotar o prontuário digital no consultório. Ele tem a mesma utilidade do modelo tradicional, mas é bem mais prático, pois oferece acesso às informações do paciente de qualquer lugar, inclusive pelo celular. Assim você poderá ter todas as informações na palma da sua mão.

O prontuário digital é mais seguro, pois elimina o risco de perder informações, como no caso do modelo de papel. Além disso, os dados disponíveis são mais precisos e completos, o que garante um melhor atendimento ao paciente.

2. Impressoras e Scanners 3D

A tecnologia já chegou à odontologia, por meio das impressoras 3D. Aliás, a área já dispõe de equipamentos que fazem a impressão de próteses para implante, lentes de contato dentárias, restaurações, facetas de porcelanas e coroas.

Além de ser mais prático e eficiente, o processo quando feito com auxilio dessas novas tecnologias tem qualidade superior àqueles que são confeccionados em processos manuais. Isso porque elas têm um software específico, que faz o escaneamento da boca do paciente e permite que o dentista faça o planejamento e confecção das próteses em uma única consulta, dispensando várias idas do paciente ao consultório.

3. Marketing Digital

Mesmo que haja algumas restrições do Conselho Federal de Odontologia (CFO) às estratégias de marketing para dentistas, o marketing digital, vem se tornando cada vez mais indispensável para profissionais que desejam se destacar no mercado.

Nesse contexto, as redes sociais e as estratégias de marketing de conteúdo são de suma importância para manter o relacionamento com os pacientes e, consequentemente, torná-los fiéis a seus serviços.

4. Aplicação de anestesia computadorizada

Quem está na carreira de dentista há algum tempo, certamente já percebeu o quanto os pacientes sentem medo da anestesia. E não é para menos: além de o procedimento ser um pouco desagradável, o anestésico costuma deixar os lábios, as bochechas e a língua dormentes — mesmo após o término do tratamento.

Felizmente para esses pacientes — e para os profissionais que sentem dificuldade para anestesiar alguns deles, como crianças, por exemplo —, já existe a anestesia computadorizada. Com esse aparelho, a anestesia é aplicada lentamente, o que diminui a dor e o desconforto de quem a recebe.

E tem mais: o sistema permite que o dentista administre uma quantidade menor de anestésico. Assim, os efeitos da substância só são sentidos pelo paciente nas áreas específicas em que ela foi aplicada. Além de melhorar a experiência do paciente no consultório, a anestesia computadorizada reduz custos, pois o anestésico é utilizado em menor quantidade.

5. Gel para remover cáries

Outro procedimento que incomoda os pacientes é o motorzinho utilizado para remover as cáries dos dentes. Para esse problema também já existe solução: um gel capaz de retirar a parte deteriorada do dente, sem causar dor nem traumas.

A substância foi desenvolvida à base de uma enzima encontrada em uma planta conhecida como Papaya Verde. O gel é aplicado diretamente sobre a área afetada pela cárie, fazendo que ela amoleça e possa ser retirada sem o uso de brocas.

Além de proporcionar mais conforto ao paciente, o gel removedor de cáries ainda diminui os custos do consultório. Isso porque, ao usá-lo, não há necessidade de anestesia para realizar o procedimento.

6. Visagismo

O visagismo é outra tendência na odontologia que vem ganhando cada vez mais espaço. Afinal, os pacientes de hoje em dia buscam tratamentos dentários não somente para melhorar sua saúde bucal, mas sua qualidade de vida.

Isso significa que eles desejam um sorriso bonito a qualquer custo, mas algo que proporcione resultados acima de tudo naturais. O visagismo possibilita que o dentista construa o sorriso do paciente levando em conta seus traços faciais, o que proporciona resultados extremamente satisfatórios.

7. Odontologia estética

A odontologia estética é outra área que vem ganhando mais espaço, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua aparência: e o sorriso, afinal, é uma grande arma na construção da aparência do ser humano. Mas, nem sempre as pessoas têm a sorte de já contarem com dentes bonitos.

Por isso, elas precisam recorrer a tratamentos estéticos para deixá-lo mais harmônico. Entre os procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios dentários estão: as facetas de porcelana, as lentes de contato dentais, o clareamento e a plástica gengival

Todos esses tratamentos são capazes de transformar o sorriso de uma pessoa para deixá-la mais bonita e confiante e, dessa forma, trazer melhorias consideráveis para sua qualidade de vida.

Agora você já sabe quais são as tendências que estão transformando a carreira de dentista. Está na hora, então, de conhecer as oportunidades que existem para o profissional empreendedor.

Oral Sin Franquias

Author Oral Sin Franquias

More posts by Oral Sin Franquias

Join the discussion 2 Comments

Deixe seu comentário