A divulgação em redes sociais é uma ferramenta importantíssima para a relação entre dentista e paciente. Afinal, além de aproximar ambas as partes, as publicações constantes nas redes ainda podem ser utilizadas para a fidelização e a aquisição de novos pacientes para a clínica.

Embora o Conselho Federal de Odontologia (CRO) tenha criado diretrizes para a divulgação de serviços odontológicos, as redes sociais, se bem utilizadas, proporcionam bons resultados. Aliás, em plena Era do Marketing Digital, elas são fundamentais em qualquer tipo de negócio.

Quer saber o por quê? Então continue a leitura de hoje!

A importância de investir na divulgação em redes sociais

Segundo a Revista Forbes, o Brasil é o segundo maior usuário de redes sociais da América Latina, com mais de 90 milhões de usuários. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil com mil consumidores, para 77% dos entrevistados as informações obtidas a respeito de um produto ou serviço nas redes tiveram impacto em sua decisão de compra.

Com esses dados em mãos, fica difícil pensar em não ter presença online, certo?

É simples: se não divulga seus serviços, você perde espaço. Grande parte de seu público-alvo se encontra nas redes. Imagine, então, quantos pacientes pode perder se não mantêm um perfil ativo nas principais mídias sociais.

Ter presença nas redes não garante apenas visibilidade, mas cria um relacionamento mais próximo com seus pacientes, além de ajudar o seu consultório a ter credibilidade junto a seu público.

Mas, afinal, como divulgar nas redes sociais sem burlar as regras do Código de Ética Odontológica? Para ter sucesso em suas estratégias de marketing digital, confira nossas dicas:

7 dicas práticas para a divulgação do consultório nas redes

1. Defina o objetivo das suas estratégias de divulgação

Antes de começar a fazer divulgação em redes sociais, você precisa definir os objetivos da campanha. Pense: o que você quer alcançar?

  • mais curtidas na página?
  • divulgar o conteúdo do seu blog?
  • usar as redes sociais para captar pacientes?
  • divulgar o seu consultório?

Enfim, tudo começa com um bom planejamento. Não adianta ficar bombardeando a rede com postagens sem propósito para ter presença e pronto. Assim, você não terá resultados satisfatórios.

2. Escolha as redes sociais de acordo com o perfil de seu público

Embora o Facebook seja a rede social com maior número de usuários atualmente — mais de 130 milhões —, não se pode descartar as outras redes, como Instagram, Snapchat e Pinterest. Isso porque cada uma dessas páginas têm suas particularidades e foi criada para públicos distintos.

Se a maior parte do seu público-alvo se concentra no Facebook, por exemplo, talvez não haja necessidade de criar um perfil em cada rede. Também não é preciso estar presente em todas elas. O que você precisa fazer é uma pesquisa para identificar onde está a maior parte do seu target.

3. Utilize uma linguagem adequada

Lembre-se de que, na hora de se divulgar nas redes sociais, você vai falar com pessoas que não entendem nada de odontologia. Então, não adianta usar termos técnicos — seu público não vai entender. Caso queira falar sobre algo complexo, explique de forma simples do que se trata.

Também não adianta criar textos muito longos nas redes sociais, pois as pessoas não costumam ler posts grandes quando estão conectadas. Da mesma forma, se mantiver um perfil no YouTube, dê preferências para vídeos curtos, que tenham conteúdo objetivo e relevante.

4. Use as redes sociais de forma educativa

O próprio CRO determina que as campanhas de marketing odontológico tenham caráter informativo e educativo. Então, use essa diretriz a seu favor e divulgue conteúdo relevante para o seu público.

Dê dicas de cuidados com a saúde bucal, como, por exemplo, sobre como escovar os dentes corretamente ou evitar que eles fiquem escurecidos. Nessas horas, vale contar muito com o uso de ilustrações, pois elas chamam mais a atenção das pessoas.

Falar sobre soluções para possíveis problemas que a sua persona possa ter também é uma excelente estratégia. Diga, por exemplo, que sentir estalos na mandíbula se abre a boca não é normal, bem como acordar com dores de cabeça frequentemente pode ser um sinal de que algo está errado com sua saúde bucal. Depois, fale das soluções para esses problemas.

5. Não trate de preços e formas de pagamento

Divulgar preços, formas de pagamento e promoções também não são permitidos pelo Conselho. Nem mesmo os serviços gratuitos podem ser anunciados pela clínica. Isso porque o Conselho entende que a saúde não é um produto que pode ser comercializado.

Então, qualquer publicação que comercialize a odontologia não é bem-vista pelo Código de Ética. Além disso, quando você divulga preços, promoções e formas de pagamento, parece que está fazendo leilão do seu trabalho nas redes sociais. E você não quer passar essa impressão para seus futuros pacientes, não é mesmo?

6. Evite postar fotos de “antes e depois”

Embora seja muito comum dentistas fazerem sua divulgação em redes sociais do “antes e depois” de alguns pacientes, essa prática é completamente condenável. Mesmo se o paciente autorizar, você não deve fazer isso.

É claro que, ao postar uma foto dessas, você alcança várias curtidas e os pacientes se sentem animados a marcar uma consulta. Contudo, lembre-se sempre de fazer a propaganda dentro do Código de Ética da Odontologia. Isso pode lhe poupar de muitos problemas futuros.

7. Invista em links patrocinados

Se você esperar alcançar bons resultados apenas com posts orgânicos, saiba que isso é muito pouco provável. O Facebook, por exemplo, limita o alcance das divulgações das páginas em apenas 5%. Isso significa que, se você têm uma página com 10 mil seguidores, apenas 5 mil verão suas postagens de forma gratuita.

Então, se você quer alcançar uma parcela maior de seguidores, precisa investir em links patrocinados. E não somente no Facebook, mas em todas as redes em que a sua clínica ou consultório estiverem ativos.

Por fim, não pense que uma divulgação em redes sociais de forma patrocinada é muito custosa, nada disso. É possível ter bons resultados com um investimento modesto —basta saber fazer o planejamento e a segmentação correta do público.

Então, gostou das nossas dicas? Então aproveite para colocar em prática e compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais. Ajude-os a ter bons resultados em suas estratégias de marketing digital!

Oral Sin Franquias

Author Oral Sin Franquias

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