Se tornar um dentista não é nada fácil. Como se não bastassem os vários anos na faculdade para aprender a profissão e desenvolver a capacidade técnica, o profissional de odontologia precisa descobrir na prática como lidar com algumas questões que ele não aprende durante o curso, como a administração.

A maioria dos dentistas sonha em ser ou já é um empreendedor. O problema é que gerir um consultório vai muito além dos atendimentos clínicos. É preciso saber um pouco sobre liderança, finanças, marketing, dentre diversos outros assuntos, para o qual o dentista não foi preparado.

Sendo assim, se você pensa que precisa de algumas dicas para o seu consultório ou pretender abrir um, confira agora 6 livros de empreendedorismo para lhe inspirar.

1. Rápido e devagar – duas formas de pensar (Daniel Kahneman)

Esse livro é uma análise sobre a forma de pensar do ser humano, que segundo o autor é dividido em da seguinte maneira: rápido, a intuitiva e emocional e a devagar, a lógica e deliberativa. Mais do que as percepções do autor, esse livro é uma compilação de diversos estudos acadêmicos realizados por ele, em relação à tomada de decisões sob incerteza.

Esse estudo levou Daniel a receber o Prêmio Nobel de Economia, por sua contribuição da psicologia aplicada à ciência econômica. Porém, não se deixe enganar, embora seus estudos tenham base na economia, o livro expande esse conceito para explicar como funciona a mente humana.

Assim, auxilia o leitor a produzir técnicas e mecanismos para evitar falhas mentais e confiar mais na sua intuição.

2. A loja de tudo – Jeff Bezos e a Era da Amazon (Brad Stone)

Você provavelmente conhece a Amazon, não é? Embora o seu funcionamento no Brasil ainda seja relativamente recente, a loja online, que vende de praticamente tudo, já existe há alguns anos. Ela começou vendendo apenas livros, sendo pioneira no mercado online, mas expandiu a tal ponto que hoje é possível comprar qualquer coisa por lá.

Como ela chegou esse ponto? É isso que esse livro quer mostrar, contando a história da empresa, assim como do seu criador Jeff Bezos, que fica de igual para igual frente a Steve Jobs ou Bill Gates.

Vale a pena descobrir como esse visionário revolucionou o mercado de varejo e utilizar dos seus ensinamentos para aplicar no seu negócio, assim como se inspirar a sempre ir além.

3. O poder do hábito (Charles Duhigg)

“Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios?”. Essa é reflexão proposta pelo autor já na capa do livro. À primeira vista, pode parecer mais do mesmo, ou até meio simplista a visão do livro, porém não é. Por meio de dados científicos e a revisão de estudos acadêmicos, o autor nos leva ao conhecimento sobre como os hábitos são formados e qual é a importância deles na vida.

Visitando histórias reais de pessoas, o autor consegue mostrar qual é o paradigma de um hábito e fornecer as principais ferramentas para modificá-lo, assim como fizeram os personagens no relato.

Você tem algum hábito que precisa mudar? Quer conhecer mais sobre o assunto para ter, não só sua vida, mas também seu negócio em suas mãos? Então, leia esse livro.

4. Criatividade S/A (Ed Catmull)

Você já ouviu falar da Pixar? É bem provável que sim. Essa é a produtora de filmes em animação 3D, que por acaso inventou essa modalidade. Seus filmes, Toy Story, Os Incríveis, Procurando Nemo, dentre muitos outros, são recordes de bilheteria e fazem parte hoje da cultura Pop mundial.

Se você está se perguntando como é possível se manter tão inovador filme após filme, sem perder a qualidade, você precisa ler esse livro. Ed Catmull, co-fundador da empresa, guiará você pelos primórdios da produtora e todos os bastidores dos filmes.

Isso, por si só, já seria uma grande aula, porém, o livro vai além e busca demonstrar os mecanismos que eles utilizam para se manter uma companhia frutífera em novas ideias e em qualidade.

Se você acha que gerir um consultório não tem nada a ver com comandar uma produtora de animações, você está certo. Porém, se você deseja trabalhar em um lugar onde as pessoas se sintam bem, estimuladas e felizes, você vai precisar de um pouco de criatividade. Deixe esse livro lhe ajudar.

5. Sonho grande (Cristiane Correia)

Que tal um livro sobre a experiência de alguns brasileiros para variar a lista? Não é só no exterior que estão os grandes empresários. Na verdade, como esse livro vai mostrar, o nosso país também conta com grandes exemplos a serem seguidos.

A obra descreve a trajetória de Jorge Paulo Lemman, Marcel Telles e Beto Sicupira e como eles revolucionaram o capitalismo brasileiro e se lançaram no mercado internacional. Lemman é hoje dono da AB-Inbev, a maior cervejaria do mundo, que inclui marcas como Corona, Budweiser, Brahma, Skol, dentre muitas outras, além da Heinz e Burguer King, porém, ele, assim como seus sócios, começaram pequeno.

Ler as histórias desses empreendedores, certamente, ajudará você a se inspirar e a transformar o seu negócio.

6. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen R. Covey)

Esse livro é um clássico do mundo dos negócios, que embora já tenha completado 15 anos, permanece muito atual. Ele foi apontado pela Forbes, nessa área, como o livro mais influente do século XX. A sua fama o precede.

O livro surgiu para trazer algumas soluções sobre organizar melhor a sua vida, para desenvolver uma rotina equilibrada entre o campo afetivo, emocional, familiar e dos negócios. Se isso já era um problema há 15 anos, imagina hoje, em que o mundo está ainda mais veloz e exaustivo.

O autor acredita que, independentemente do seu desafio pessoal, por meio dos 7 hábitos apresentados no livro, você pode obter êxito.

Você pode até pensar que alguns livros não estão ligados ao seu contexto. Porém, ainda que indiretamente, todas essas obras podem lhe auxiliar a conduzir um negócio, de uma maneira saudável positiva. Adquirir conhecimento e aprender com outras histórias empreendedoras é essencial para obter sucesso também. Escolha algum livro de empreendedorismo e comece logo a se desenvolver.

Curtiu os livros de empreendedorismo? Já escolheu qual deles será a sua próxima compra? Conhece algum outro que ficou faltando na lista? Então deixe um comentário aqui embaixo para gente.

Oral Sin Franquias

Author Oral Sin Franquias

More posts by Oral Sin Franquias

Join the discussion One Comment

Deixe seu comentário