Se você é o gestor da sua clínica odontológica, sabe a importância que existe em ter um orçamento muito bem detalhado para não ficar com a corda no pescoço a cada fim de mês. Ter as contas organizadas e o budget separado para cada área faz toda a diferença se você deseja manter o seu negócio saudável. E isso vale para tudo, inclusive para o marketing odontológico.

Você provavelmente já sabe que o marketing digital é uma excelente ferramenta para angariar e fidelizar pacientes. Porém, o que você talvez ainda não saiba é como se planejar financeiramente para manter esse investimento sempre vivo.

Confira agora como traçar o seu orçamento para as mídias digitais.

Conheça os seus gastos com marketing odontológico

A primeira ação para definir o seu orçamento de marketing que você precisa tomar é descobrir todos os seus gastos nessa área. Definir um orçamento não pode ser algo completamente aleatório, você precisa se basear em dados reais. Só assim ele será realmente funcional.

Então, quais são os gastos com marketing na sua empresa? Veja abaixo algumas despesas comuns que podem se encaixar a sua realidade.

Consultoria

Você pode até ser um dentista que sempre buscou se atualizar sobre as disciplinas de um negócio, como a gestão e o marketing, por exemplo. Ainda assim, para desenvolver uma estratégia ou realizar ações mais técnicas, como um orçamento, talvez você ainda precise de um especialista da área.

Isso é algo muito comum, afinal nada melhor do que um mestre no assunto para ajudá-lo nessa hora. Se essa for uma necessidade que você percebe, não deixe de contar com esse serviço no seu orçamento.

Agência terceirizada

É muito comum que as clínicas odontológicas não passem de um dentista e mais um ajudante, quem sabe apenas com mais uma secretária nesse quadro. Ou seja,  normalmente essa área é formada por negócios muito pequenos. E mesmo quando envolvem uma estrutura maior do que o formato descrito, não é comum que ela possua uma equipe de marketing interna.

Neste caso, também é preciso contar com o custo do contrato com uma agência terceirizada.

Divulgação por anúncios

Se você já utiliza o marketing digital, sabe da importância de ferramentas como o Facebook Ads e o Google Adwords na hora de divulgar os seus serviços. Por meio deles, você pode promover o seu conteúdo para que chegue a mais pessoas, aumentando exponencialmente o alcance, de maneira imediata.

No entanto, isso tem um preço que vai impactar o seu orçamento caso não seja previsto com antecedência. Lembre-se de contar com este item.

Licença de software

Você utiliza alguma ferramenta de automação de marketing, CRM, e-mail marketing ou similares? Quaisquer umas dessas plataformas também geram um custo que deve ser contabilizado.

Defina aonde você quer chegar com o marketing

Qual é o seu objetivo com a sua estratégia de marketing? Garantir uma frequência maior de novos pacientes? Ou fidelizar os antigos? Expandir o conhecimento da sua marca pela sua região ou por outros estados?

Cada uma dessas respostas impactará de uma maneira diferente o seu orçamento, pois vão solicitar ações distintas. Além disso, a resposta para essas perguntas do ano passado pode não ser a mesma desse ano. Por isso, é tão importante fazer essa análise para cada período.

Para exemplificar: se o seu consultório está em busca de novos pacientes, certamente o seu maior gasto de marketing será com anúncios, para que sua marca seja divulgada. Se, por outro lado, o seu objetivo é fidelizar os antigos, o seu orçamento se concentrará em ferramentas para acompanhar e dar suportes aos pacientes passados.

Resumindo, definir as suas metas é um direcionamento fundamental para estimar o seu orçamento de marketing.

Faça uma estimativa de valores

Até aqui você já sabe os seus objetivos e também os principais gastos que possui nessa área. Porém, ainda assim resta uma dúvida: como estimar os valores para um novo ciclo? Existem algumas formas de fazê-lo. Confira:

Aproveite suas referências passadas

Se o seu consultório já está com uma estratégia de marketing aplicada e rodando há algum tempo, você pode utilizar os dados de referência do período anterior como estimativa para o próximo.

Se a sua empresa gastou X em anúncios ano passado, você pode utilizar um valor próximo a esse para definir o desse ano. Porém, é preciso considerar a estratégia que você está adotando no momento. Se a ideia for aumentar o investimento, use o valor antigo como a base do cálculo e faça uma proporção para saber o quanto mais você quer investir agora.

Quando utilizar referências passadas, não se esqueça de considerar uma porcentagem acima do valor que você encontrar. É comum todo ano haver reajustes, devido ao aumento da inflação e impostos.

Faça cotações de valores

Se você nunca realizou nada do tipo e nem tem nenhuma referência para utilizar, não tem jeito, a alternativa é pesquisar. Assim, procure fornecedores do seu interesse, de preferência uns três para cada área e depois tire uma média dos valores que encontrar para poder usar no orçamento.

Logicamente, essa estimativa não será tão precisa, mas será melhor do que ser pego de surpresa. Desse modo, você contará com uma ideia mais clara dos preços praticados no mercado.

Utilize uma margem de segurança

Como nenhuma das formas é estritamente precisa, uma boa ideia é trabalhar com uma margem de segurança. Algo entre 10% e 15% é o suficiente para evitar um rombo no orçamento futuro.

Na nossa rede fazemos um investimento em cima do faturamento desejado algo entre 6 e 10% só para o digital, para ajudar nesse planejamento montamos também uma calculadora que vai te ajudar a planejar seus esforços em mídia.

Fique atento aos ajustes

Mesmo depois de ter definido tudo o que já foi descrito, não quer dizer que não serão necessários ajustes. Afinal, algumas estratégias podem não funcionar, o mercado pode piorar, o número de pacientes talvez cresça além do esperado ou diminua.

Sendo assim, é importante acompanhar esses dados de perto, para tomar decisões antes delas impactarem de maneira profunda o seu orçamento.

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