A profissão de dentista é uma das mais saturadas do setor de saúde. Por isso, profissionais que querem se destacar no mercado devem lançar mão de boas estratégias de marketing odontológico, caso contrário, correm o risco de perder espaço para outro colega de profissão.

Há muitas vantagens em utilizar o marketing para divulgar seu consultório. Entre elas estão a aquisição de novos pacientes e se tornar conhecido na região onde atua. Assim, com o tempo, você acaba se tornando um profissional conceituado, pois as pessoas terão a oportunidade de conhecer melhor seu trabalho por meio da divulgação de seus serviços.

O envio de e-mail marketing é uma das estratégias que não podem faltar em suas campanhas de divulgação do consultório. Isso porque, além de ser uma mídia muito eficaz, seu custo também é relativamente baixo se comparado a outros canais de comunicação, como o Adwords e banners patrocinados em redes sociais.

Quer saber quais são os benefícios de usar essa ferramenta em suas estratégias de marketing? Então continue a leitura deste post!

Quais são as vantagens de enviar e-mail para seus pacientes?

Se você ainda não implantou estratégias de e-mail marketing em seu consultório, pois ainda tem dúvidas dos benefícios dessa prática, está perdendo tempo. Abaixo, vamos listar algumas vantagens do uso dessa poderosíssima ferramenta de marketing.

Eficácia

Mesmo na Era das redes sociais, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta muito eficaz. Ele é uma forma ideal de chegar em um número grande de pessoas de forma direta e rápida.

Um e-mail marketing pode ser segmentado e personalizado de acordo com os objetivos da campanha. Sendo assim: se você quer enviar uma mensagem com uma oferta especial para o Dia dos Pais, por exemplo, pode escolher em sua base de dados apenas pessoas com aquele perfil para receberem o e-mail. Prático, não?

Previsibilidade de alcance

Mesmo que a página ou perfil do consultório em uma rede social tenha milhares de seguidores, não há como prever o número de usuários que verá suas postagens. O Facebook, por exemplo, possui algoritmos que determinam quais posts têm mais relevância para os usuários. Então, uma boa parte de seus seguidores sequer veem o que foi postado.

Já no e-mail marketing, você escolhe para quantas pessoas vai enviar a campanha. Claro que nem todas vão ler o e-mail, mas todas vão receber, a menos que aconteça algum problema, como endereço errado, por exemplo.

Formato flexível

Outra vantagem de adotar o envio de e-mail em suas estratégias de marketing odontológico é que a ferramenta aceita diversos tipos de formato de arquivo. Podem ser enviados apenas texto, texto e imagens, podcasts, vídeos, gifs e links para levar o usuário para outras páginas. Não há limites de caracteres e você pode usar e abusar de sua criatividade para atrair a atenção de seu público-alvo.

Bom custo-benefício

Como falamos no início do texto, estratégias de e-mail marketing oferecem um excelente custo-benefício. O investimento nessa ferramenta é relativamente baixo se comparado com outras mídias, como a impressa, por exemplo. Não há despesas com selos, envios, impressão de materiais etc.

Para enviar e-mails basta ter uma base de dados segmentada, uma boa ferramenta de envio e um profissional para executar a estratégia. Vale lembrar que há diversas plataformas de envio de e-mail marketing com valores bem acessíveis e até mesmo gratuitas, como o Mailchimp.

Como criar uma base de e-mails relevantes?

Um erro bastante comum em empresas que utilizam o e-mail marketing é comprar listas de e-mails de terceiros. Embora seja uma prática muito difundida, ela não é aconselhada, pois ela é intrusiva, o que vai contra o conceito de marketing digital.

Além disso, uma lista de e-mails comprada terá diversos endereços inativos ou de pessoas que não fazem parte do seu público-alvo. Então, a melhor coisa a ser feita é criar sua própria base. Acha isso difícil? Mas não é! Veja a seguir como conseguir uma lista de e-mails relevantes para seu consultório.

Crie uma página de cadastro de e-mails no site do consultório

Uma excelente forma de conseguir endereços para sua base de dados é disponibilizar um formulário de cadastro no site. Assim, se a pessoa estiver interessada em receber informações sobre o consultório, basta ela deixar o e-mail e pronto.

Ofereça materiais ricos em seu blog

Oferecer materiais ricos, como e-books, que ensinam as pessoas a cuidarem melhor de sua saúde bucal ou expliquem como funcionam os procedimentos também são uma boa estratégia para a captura de e-mails. Nesses casos, basta criar uma landing page para que o usuário faça um cadastro para receber o material.

Peça a seus pacientes que informem o e-mail na hora do cadastro

Quando um novo paciente chegar no consultório para fazer um orçamento ou tratamento, peça para que ele faça um cadastro e insira o campo e-mail no formulário. Essa é uma prática simples, mas que pode lhe render uma boa quantidade de contatos.

Quais são as formas de executar e monitorar as estratégias de e-mail marketing?

Mas para que suas campanhas de e-mail tragam bons resultados é preciso saber executar bem as estratégias. Primeiro você deve definir uma periodicidade para envio dos e-mails, pois o excesso de mensagens irrita as pessoas.

Além disso, é necessário ter uma opção para descadastro, caso o usuário não queira mais receber suas mensagens. A segmentação também é importante para que os resultados sejam mais efetivos. Sendo assim, crie campanhas diferenciadas para atender a todo seu público.

Uma grande vantagem dessa ferramenta é que ela permite o monitoramento de quantos e-mails foram abertos e quais não foram. E caso haja algum link interno, também é possível monitorar quantas pessoas abriram e quantas acessaram o site do consultório.

Muitas ferramentas de envio já contêm os recursos para esse tipo de monitoramento. Portanto, é importante que você escolha a plataforma mais completa possível, que vá atender às suas necessidades.

Vale lembrar que embora o envio de e-mails seja uma ferramenta eficaz, ainda é preciso tomar cuidado para não ferir o Código de Ética Odontológico com propagandas proibidas.

Por isso, nem pense em enviar fotos de antes e depois por e-mail, fazer leilão de seu trabalho ou outras práticas condenadas pelo conselho. Utilize suas estratégias de marketing odontológico com ética e tenha bons resultados, sem o risco de ser punido pelo CRO, certo?

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