A importância de fazer uma boa gestão de pessoas para a sua clínica

A gestão de pessoas é um assunto cada vez mais presente na rotina das empresas. Gerir, motivar e capacitar um grupo de funcionários constroem boas práticas que conseguem satisfazer colaboradores, trazendo melhores resultados para o seu negócio.

Qualquer gestor sonha com uma equipe engajada, que quer sempre dar o seu melhor. Para que isso aconteça, é necessário estimular os funcionários para que eles cresçam junto com a empresa, reconhecendo e beneficiando seus trabalhos.

E como fazer uma boa gestão de pessoas? Você vai aprender agora nesse post. Confira como aplicar algumas ações na sua clínica odontológica.

O que é a gestão de pessoas?

O tempo do chefe linha dura e dos funcionários amedrontados terminou. Hoje os funcionários são reconhecidos como um dos principais capitais de uma empresa.

Ter a melhor equipe significa também resultados mais expressivos. Por isso, gerir bem as pessoas é fundamental, principalmente para reter talentos e diminuir a rotatividade. 

A gestão de pessoas é um conjunto de boas práticas para desenvolver e capacitar os funcionários de uma organização e também humanizar a relação entre liderança e colaboradores. Essa estratégia deve ter ações desde a contratação e adaptação do funcionário até o seu eventual desligamento da empresa. Tudo pensado para oferecer a melhor experiência nessa relação.

Qual é a importância da gestão de pessoas?

É muito importante que sua empresa tenha um setor de Recursos Humanos. O RH é a área responsável por fazer a gestão de pessoas, juntamente com os gestores.

Além de realizar entrevistas para contratações e analisar questionários de satisfação no trabalho, esse setor, quando bem orientado, tem um papel fundamental para a sua empresa. Veja algumas vantagens de ter um bom modelo de gestão.

Conhecer melhor sua equipe

Uma das grandes vantagens de estar mais próximo dos seus funcionários é a chance de conhecê-los melhor. Com essa atitude é possível adequar melhor as expectativas e metas específicas para cada um, pois você poderá designar tarefas que estejam alinhadas com as habilidades deles.

Além disso, a distribuição de tarefas será mais justa. Você saberá quais colaboradores estão sobrecarregados e quais podem assumir mais funções. Essa proximidade permite ficar mais atento aos feedbacks, o que possibilita ajustes frequentes e mudanças necessárias.

Escutar o colaborador

Como pedir que os funcionários vistam a camisa da empresa se, às vezes nem mesmo um pedido simples, como ter um bebedouro mais próximo da área de serviço, é atendido? É preciso estar próximo e criar maneiras efetivas de ouvir as pessoas, humanizando as relações.

Criando uma proximidade com os colaborados, os feedbacks se tornam cada vez mais honestos. Por isso, é responsabilidade do gestor de cada área verificar as reclamações, sugestões e propostas, vendo a veracidade e viabilidade de tudo o que foi falado e claro, respondendo a tudo de forma transparente.

Mesmo que nem tudo seja aplicado, os líderes precisa proporcionar um ambiente em que o funcionário possui sua voz ouvida na empresa, aumentando assim sua motivação.

Elevar o desempenho do time

Com colaboradores satisfeitos, o desempenho da sua clínica só tende a aumentar. Afinal, quando o funcionário está motivado e escalado para uma função na qual ele pode dar o máximo de si, o resultado é um desempenho mais expressivo. Ou seja, metas batidas, objetivos alcançados e maior faturamento.

Reter talentos

Que empresário nunca vivenciou o cenário de ver um excelente funcionário indo embora? Isso acontece com muita frequência, afinal cada um tem seus objetivos e eles nem sempre estão alinhados aos da empresa. Pode ser que o funcionário saia porque mudou seus planos de vida. No caso desse motivo, talvez não haveria benefícios que você pudesse oferecer para mantê-lo na empresa.

Entretanto, também existe a chance dele sair porque não se sentia valorizado, ouvido ou não visse chances de crescimento. Essa situação configura um problema porque você poderia ter interferido realizando as ações descritas anteriormente. E você ainda pode ter perdido um ótimo funcionário para a concorrência.

Como é possível perceber, a gestão de pessoas também é essencial para reter os talentos que a empresa possui.

Como aplicar?

Fazer uma boa gestão de pessoas vai além de um planejamento estratégico. É preciso realizar essas ações até que sejam incorporadas às normas da empresa, construindo uma cultura organizacional voltada para as boas práticas. Confira algumas dicas para fazer isso:

Crie mecanismos para incentivar os feedbacks

Para incentivar e de fato estabelecer uma cultura do feedback, o gestor precisa dar o exemplo primeiro. É importante lembrar que dar e receber feedbacks não é o mesmo que discutir. Pelo contrário, a ideia é fazer críticas construtivas, que permitam a todos crescerem como grupo.

O melhor é que esse tipo de ação seja feita pessoalmente. Se não for possível, devem ser criados outros meios como, por exemplo, pesquisas de satisfação periódicas ou uma ouvidoria interna.

Invista em sua equipe

Quando a empresa investe no funcionário, ele se sente valorizado e querido. Treinamentos, palestras, seminários, conhecimento nunca é demais e você aumenta a qualidade da sua equipe. Os colaboradores podem adquirir novas habilidades para exercer suas funções e ainda se sentem mais parte da empresa.

Delegue responsabilidades

Líderes imaturos são centralizadores e canalizam todas as responsabilidades para si mesmos. Eles têm medo de delegar responsabilidades por acharem que seus funcionários não estarão tão comprometidos ou que não são capazes de realizar tal tarefa.

Centralizar tarefas em poucas pessoas atrasa os processos e retarda o crescimento do negócio. Se você quer ver sua clínica crescer, delegue responsabilidades e confie em sua equipe. Deixe que os seus funcionários tenham poder de decisão relativo aos seus cargos.

Comemore conquistas

Conseguiu bater a meta do mês? É aniversário de alguém da equipe? Data comemorativa? Então celebre! Não deixe que momentos importantes passem em branco. São eventos como esses que vão criando a cultura da empresa e a ideia de pertencimento dos funcionários.

Para comemorar as vitórias não é preciso fazer nada extravagante. Um happy hour, café da manhã especial ou até mesmo um bolo. Faça algo, mesmo que seja simples, para marcar aquele momento importante para os funcionários.

Com um bom RH e liderança, você conseguirá aplicar as boas práticas de gestão de pessoas na sua clínica. Seus colaboradores ficarão mais motivados com as novas ações e a cultura da empresa será voltada para a valorização de todos.

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