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Franquia odontológica: tudo o que você precisa saber para ter a sua

27 de maio de 2020 0
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Abrir uma franquia odontológica pode ser uma boa alternativa para quem deseja empreender com segurança e escalabilidade. Isso porque, com esse modelo de negócio, o empreendedor tem todo o suporte necessário para administrar sua empresa e fazê-la crescer.

 

Claro que ter pouca experiência não é um pré requisito para se tornar um franqueado, pois, para trabalhar com esse modelo de negócio, você precisa ter o perfil adequado. E mesmo empreendedores mais experientes podem optar pelo franchising, desde que se identifiquem com a atividade.

 

Se você está pensando em empreender e ter a sua própria clínica e tem o franchising como uma opção, este artigo é para você. Confira!

O que é uma franquia odontológica e seu modelo de negócio

Uma franquia odontológica segue um mesmo modelo de gestão, no qual todos os processos são padronizados. Explicando em miúdos: a franqueadora — que é a detentora da marca — cede seus direitos de uso para outros empreendedores em troca de parte dos seus lucros.

 

Sendo assim, o dentista franqueado recebe o direito de usar o nome da franqueadora e já começa seu negócio com uma marca forte no mercado. Durante o contrato, o empreendedor terá todo o suporte da franqueadora em relação aos planos de negócios, planos de marketing, projeções financeiras futuras etc.

 

No entanto, o franqueado precisa trabalhar dentro dos padrões estabelecidos pela franqueadora. Os procedimentos oferecidos, os materiais comprados, o atendimento e os equipamentos de todas as unidades franqueadas seguem um padrão já estabelecido pela marca credora de seus direitos de uso de imagem.

 

O que é necessário para abrir uma franquia odontológica?

Bom, ao contrário do que você pode pensar, ter dinheiro não é o suficiente. São imprescindíveis outras características, que serão citadas logo adiante. Confira!

Perfil Empreendedor

Engana-se quem pensa que ser um franqueado é ter que trabalhar menos. Muito pelo contrário, se você abrir sua própria franquia, terá que se dedicar totalmente ao negócio. Caso você não queira ser o gestor, vai precisar contratar profissionais competentes para administrar sua empresa.

Investimento para abertura da franquia e capital de giro

Abrir uma franquia odontológica implica investimento alto. Além do mais, para se integrar à rede, é preciso pagar uma taxa de franquia, além de royalties mensais (pelo direito de uso da marca e publicidade). A porcentagem das taxas mensais varia de acordo com a marca.

 

É necessário um local para a abertura da clínica, além de investimento com possíveis reformas, contratação de funcionários, padronização do espaço com as cores da marca, compra de equipamentos, materiais, entre outros custos. E como qualquer outro tipo de empresa, sua clínica vai demorar um tempo para dar lucros e, por isso, será necessário um capital de giro para a franquia odontológica. Esse capital é importante para que a clínica consiga arcar com as despesas, tais quais: contas de água, luz, funcionários, aluguel, divulgação, compra de materiais etc.

Cadastro na empresa escolhida

Antes de se tornar um franqueado, você precisa fazer um cadastro junto à marca escolhida, que pode ser feito pela internet mesmo. Depois que a empresa receber suas informações, ela vai analisar se o seu perfil se encaixa no negócio em que deseja investir.

Entrevistas e testes

Após a etapa anterior, é hora de conhecer a empresa de perto e passar por entrevistas

pessoalmente. A franqueadora vai conversar com você para identificar seu perfil e ter certeza de que você se identifica com a marca e com o modelo de franchising.

 

Algumas marcas já disponibilizam no site os pré requisitos para se tornar um franqueado. Então, é sempre bom dar uma olhada antes de se candidatar para ser associado de alguma marca.

 

Estudo de viabilidade do negócio na região

Mesmo que você tenha todos os pré-requisitos exigidos pela franqueadora e atenda ao perfil para ser franqueado, ainda há outra etapa: o estudo de viabilidade do negócio.

Antes de abrir uma nova unidade, a franqueadora faz um estudo de mercado para verificar se há possibilidade de o negócio dar “frutos” naquela região.

Assinatura do contrato

Caso o candidato seja aprovado em todas as entrevistas e testes e seja constatada a viabilidade do negócio, é hora de assinar o contrato de aquisição da franquia. No documento, constam todas as obrigações de ambas as partes durante o período contratado.

Escolha do ponto comercial

Mesmo que você já tenha uma clínica funcionando, talvez haja a necessidade da escolha de outro local para a abertura da franquia.

 

Para tanto, é realizado um estudo de mercado, o qual avalia diversos fatores, entre eles: tamanho e estrutura do imóvel, localização, proximidade com o público-alvo etc. Somente depois de uma análise detalhada, o local é escolhido. Essa avaliação é importante para que uma má escolha do ponto comercial não prejudique os resultados do negócio.

 

Como você viu, abrir uma franquia odontológica não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também não é tão simples assim.

 

O processo pode ser demorado e você pode ser reprovado, caso não atenda às exigências da franqueadora. Contudo, se você acredita que tenha mesmo o perfil de um franqueado, não hesite em investir no negócio.

 

Os resultados podem te surpreender e sua clínica pode crescer mais do que o esperado em um período de tempo recorde. Entretanto, como já citamos diversas vezes ao longo do texto, o sucesso do negócio depende de você, pois você vai precisar “suar a camisa” para ter bons lucros em sua clínica.

 

A franqueadora não vai vender seus serviços nem atender seus pacientes, tampouco administrar o seu negócio. Essa é sua responsabilidade e, se você cumpri-la com amor e dedicação, sua franquia terá tudo para dar certo.

 

Está pensando em ter sua própria clínica?

 

O que acha de abrir uma franquia odontológica? Essa pode ser uma excelente opção de negócio para você. Entre em contato conosco e saiba como se tornar um franqueado da Oral Sin Implantes!

 

Conheça nosso modelo de negócio


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