
Seja você um recém-formado que está abrindo o primeiro consultório odontológico ou alguém que está no ramo já algum tempo, com certeza se preocupa em encontrar maneiras de aumentar o faturamento do seu empreendimento, certo?
Com a crise e o aumento da concorrência, esse desejo se torna uma necessidade ainda maior. Por isso, é importante buscar maneiras de aumentar o lucro sem prejudicar a qualidade do atendimento aos pacientes.
Então, se você quer saber como fazer isso, continue lendo e confira as 6 dicas que separamos para te ajudar nesse desafio!
1. REDUZIR OS GASTOS
O primeiro passo para aumentar o faturamento do seu consultório odontológico deve ser anterior ao caminho de ganhar mais dinheiro: economizar. Afinal, reduzir os gastos é uma maneira de aumentar o caixa no final do mês sem ter que atrair mais pacientes ou aplicar estratégias adicionais.
Em um primeiro momento, você pode achar que é impossível diminuir os custos que do seu dia a dia no consultório, mas, com planejamento e criatividade, sempre é possível encontrar maneiras de otimizar suas despesas.
Algumas alternativas para isso incluem buscar parcerias e descontos com fornecedores, reduzir gastos com material de escritório — como canetas e papel, optando pelo uso do computador —, e por aí adiante. Aliás, esse pensamento deve se estender para otimizar a gestão do seu consultório como um todo.
Atitudes simples podem gerar grandes resultados. Evite cancelamentos de última hora, por exemplo, entrando em contato via WhatsApp com o paciente para confirmar a consulta no dia anterior, e peça para que ele chegue, no mínimo, com 15 minutos de antecedência para evitar atrasos.
2. FAZER A GESTÃO FINANCEIRA DO CONSULTÓRIO
Sem uma gestão financeira adequada é muito mais fácil descontrolar os gastos e fechar o mês com um faturamento abaixo do esperado.
É preciso, portanto, determinar com exatidão os gastos fixos e variáveis do consultório, sejam relacionados aos custos dos procedimentos ou às despesas de funcionamento do estabelecimento, como aluguel, luz e pagamento dos funcionários.
Assim, é possível ter uma noção de qual é o mínimo necessário para manter a sustentabilidade do seu negócio, e estabelecer metas de lucro a partir disso.
Também é muito importante destinar uma reserva para emergências e investimentos, e separar o dinheiro da empresa do pró-labore, ou seja, a quantia fixa que o dentista receberá todo mês.
3. FIDELIZAR PACIENTES
Esta é uma máxima do mundo dos negócios, e no ramo da odontologia não seria diferente: é muito mais fácil fidelizar pacientes do que atrair novos. Essa prática não só diminui os custos com marketing, como pode garantir mais atendimentos no fim do mês.
De fato, vários fatores influenciam na decisão de uma pessoa de voltar, ou não, ao seu consultório. O grande erro de muitos profissionais é pensar que apenas a qualidade técnica da consulta interfere nessa questão, se esquecendo de outros aspectos importantes, como o atendimento das secretárias, o ambiente da clínica e as opções de pagamento oferecidas.
Para isso, invista no treinamento da equipe que realiza o atendimento no seu consultório, pense em maneiras de tornar o cômodo mais agradável e acolhedor e formas de facilitar o pagamento da consulta. Nesse caso, vale a máxima de que a primeira impressão é a que fica.
E você ainda pode ir além, mantendo um contato periódico com esse paciente, parabenizando-o em aniversários e datas comemorativas, enviando dicas esporádicas de saúde bucal ou mesmo recomendando um check-up quando passar muito tempo desde sua última consulta.
Além disso, não se esqueça de aplicar uma pesquisa de satisfação, que o ajudará a entender o que tem funcionado e o que precisa melhorar. Essas simples atitudes fazem com que seus pacientes se sintam valorizados e mais propensos a procurar o seu serviço novamente.
4. INCENTIVAR A INDICAÇÃO DE PACIENTES
Não existe marketing melhor do que o boca a boca! Afinal, é comum que as pessoas deem mais crédito para a opinião do seu vizinho do que para uma propaganda na TV, em que a própria empresa fala como ela é boa e confiável.
E o mesmo princípio pode ser aplicado no universo odontológico. Incentivar os seus pacientes que já são fidelizados a indicar seu serviço a novas pessoas pode ser uma ótima alternativa de atrair mais interessados ao seu consultório.
Para isso, você pode oferecer incentivos, como brindes, sorteios e descontos para quem indicou um novo paciente que visitou a clínica. Assim, um ato que eles já fariam normalmente ganha uma motivação extra — e com gastos bem menores do que os meios tradicionais de captação.
5. INVESTIR EM MARKETING
É um erro muito comum — também muito grave — focar a atenção somente nas atividades operacionais do dia a dia, se esquecendo de investir na gestão de marketing do seu consultório.
Por mais que ofereça serviços incríveis, de qualidade e com preços competitivos, você não atrairá novos pacientes se eles não souberem de nada disso. Já diz o ditado: quem não é visto não é lembrado.
O primeiro passo, então, é não encarar as verbas destinas ao marketing e à comunicação como um gasto, e sim como um investimento. A partir disso, você divulgará o seu trabalho e aumentará as chances de que novas pessoas venham se consultar com você.
Isso inclui manter uma presença sólida no mundo digital, com sites e redes sociais atualizadas, além de investir em outras estratégias de atração e fidelização de pacientes, como a construção de um blog e o disparo de uma newsletter periódica.
Hoje, com a internet, ficou muito mais fácil e barato divulgar sua marca e chegar a quem precisa. Mas, para isso, é preciso de investimento em conhecimento, em alguém encarregado para a execução dessas ações, ou mesmo na terceirização desse trabalho.
6. PARTICIPAR DE UMA FRANQUIA PARA AUMENTAR O FATURAMENTO
Pensar em todos os aspectos que envolvem a gestão do consultório e dar conta de todas essas variáveis pode parecer um trabalho exaustivo e complexo demais de executar. Mas isso não pode impedir que ele seja feito, ou o seu consultório ficará para trás, perdendo espaço para a concorrência.
Nesse sentido, uma boa alternativa é participar de uma franquia odontológica, que lhe fornecerá o suporte nas questões administrativas, além de oferecer um modelo de negócios já testado e consolidado no mercado, o que aumentará suas chances de sucesso.
Então, gostou dessas dicas sobre como aumentar o faturamento do seu consultório odontológico? Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais!
One comment
maria
3 de abril de 2020 at 10:36
importante o enunciado faz com nos traz uma visão mais ampla.